Família Petrelli

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carta - Agosto 2010

Johannesburg, Agosto de 2010

“Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...”
Romanos 8:28

Queridos parceiros e intercessores,

No dia 18 às 18:30h, saímos de Campo Grande-MS bastante felizes pela saída e chorosos pela partida. Foi um momento muito lindo em nossas vidas. A presença de nossa família, pastores e muitos de nossos amigos no aeroporto foi muito especial para nós. Sentimos a presença de Deus muito forte através do carinho e das orações que recebemos nos últimos momentos. Durante todo o percurso até o continente africano pudemos gozar dos cuidados do Senhor em detalhes até nossa chegada.

Levamos malas a mais do que poderíamos, mas pela graça de Deus não pagamos nenhum centavo por excesso. Na conexão do vôo em São Paulo, um bom homem nos ofereceu ajuda com as bagagens e com as crianças, além disto nos encaminhou até o lugar onde deveríamos embarcar. Logo depois chegou Edwin e Dani que estiveram nos dando uma força até o momento de nossa saída. À caminho do avião, uma missionária nos ajudou com as crianças enquanto levávamos as bagagens de mão.
Ao chegarmos em Johannesburgo já começamos a sentir o “choque transcultural”. O Rodrigo sentiu-se mal por algo diferente que comeu no avião. Fomos os últimos a desembarcar. Cheios de bagagens, o Rodrigo ainda buscando se recuperar, as crianças bastante cansadas... Mas o Senhor em sua infinita misericórdia nos abençoou ricamente naquele momento, providenciando pessoas para nos ajudar. Em nenhum momento estivemos sozinhos.
O fuso horário é algo impactante, na hora de dormir (para nós), aqui já estava a amanhecer. Chegamos na casa onde vamos morar nos próximos meses, por volta das 22 horas daqui. Passamos a noite toda acordados e dormimos ao amanhecer, inclusive as crianças. E isto ainda é algo que estamos lutando para nos adaptar. Os horários de sono e alimentação das crianças ainda não estão ajustados. Temos orado para que Deus nos ajude a estabelecer uma rotina adequada para eles.
Infelizmente tivemos algumas dificuldades que não esperávamos ter com relação a nossa casa. Esta encontrava-se muito suja, cheia de entulhos, com problemas na caixa d`água, faltando móveis e com alguns de seus equipamentos não funcionando, como por exemplo a geladeira. Isto foi algo difícil e um tanto frustrante diante do valor do aluguel que estamos tendo que pagar. Estes problemas ainda não foram todos solucionados, como por exemplo, a falta de internet, o que torna a comunicação bastante limitada, pois os locais de acesso a internet são distantes de onde estamos e o transporte é realmente caro. Nos preocupamos pois estas dificuldades inesperadas também geram maiores custos.

Para nós o clima é muito frio, porém, para os moradores daqui o frio já passou. A moeda local é o Rand. Fazer compras é desafiador, mas muito divertido. Tentar descobrir os produtos, ler os rótulos em outra língua e sentir falta de algumas coisas que encontraríamos com facilidade no Brasil. Apesar de o inglês ser falado por quase todos, são 11 as línguas usadas nesta cidade, fora as línguas dos estrangeiros como nós. O João Pedro, nas ruas fica observando com curiosidade as pessoas conversarem e nos questiona bastante quanto a isto. É interessante perceber diferentes culturas concentradas neste local. Parece que o mundo todo se encontra aqui.
Neste momento estamos limpando e arrumando nossa casa. Estamos organizando um quarto para as crianças e desfazendo as malas. As aulas iniciarão dia 01 de setembro. O Rodrigo iniciará antes, pois ainda necessitamos encontrar um local apropriado e seguro para as crianças ficarem no período de aula, para aí então a Valeska começar a estudar.
Dentre diversas experiências que em tão pouco tempo já passamos nestes dias, gostaríamos de compartilhar uma muito especial:
Perto de nossa casa existe uma parque, onde João Pedro pediu para ir brincar. Valeska e as crianças foram numa tarde e lá encontraram várias crianças que falavam várias línguas. Ao se aproximarem de João Pedro e de Asafe ficaram curiosos e vieram quase todas ao redor deles, os tocavam e os abraçavam. João Pedro ficou sem reação, talvez um pouco assustado. As crianças conversaram entre elas, por volta de 15 a 20 crianças, algumas delas fizeram uma fila e começaram a cantar em inglês e dançar passos combinados para dar as boas vindas para João Pedro e Asafe. Uma dança muito alegre e divertida, bem no centro daquele parque. Neste momento foi emocionante, João Pedro se uniu a eles e feliz começou a brincar, todos deixaram de lado suas diferenças.
Temos sim passado por lutas, mas, cremos e percebemos a mão de Deus nos guiando, cuidando de nós e nos dando vitórias. Louvamos a Deus por sua vida, pois suas orações e ofertas têm feito diferença para honra e glória de Deus.

Motivos de oração:

- Para que o Senhor nos aperfeiçoe em paciência e graça diante dos homens com relação aos problemas ainda existentes em nossa casa;
- Para que Deus continue a nos abençoar com os recursos necessários para vivermos aqui;
- Para que possamos nos comunicar melhor com a família e mantenedores, o mais breve possível;
- Pela nossa adaptação na cultura e clima do local, principalmente as crianças;
- Por um local adequado para o cuidado das crianças enquanto estudamos;
- Agradecer ao Senhor pela viagem que fizemos e o Seu cuidado para conosco.