Família Petrelli

terça-feira, 4 de março de 2014

Carta - Março 2014

Março, Antananarivo – Madagascar, 2014

”...Farei de você luz para os gentios, para que leve a minha salvação até os confins da Terra” - Isaías 49:6b.

Queridos irmãos e amigos,

Em nossa última carta, havíamos solicitado orações pelo período de eleições para presidência do país. Por um lado ficamos gratos, pois os grandes conflitos esperados ocorreram em proporções bem menores e esporádicos. Em contra ponto, a presidência foi assumida por uma pessoa apoiada pelo governo francês e que certamente continuará com o mesmo estilo de governo anterior: exploração dos malgaxes, monopólio do comércio e riquezas aos estrangeiros, educação inacessível para a maior parte da população, miséria e fome como centro problemático da nação. Continuamos a nos sentir limitados, mas encorajados por Deus a impactar através do evangelho e na busca de pequenas soluções efetivas, ao menos às pequenas comunidades onde estamos inseridos.

Com relação ao aprendizado da língua, temos notado maior capacidade de comunicação e aproximação das pessoas e também para compartilhar o evangelho através dos relacionamentos, como por exemplo, em nossa vizinhança. As oportunidades estão abertas e são enormes, temos preparado mais estudos e pregações na língua do povo, mas ainda nos sentimos bastante limitados neste processo e necessitamos de vossas orações.

Uma fase tem se findado com relação a primeira etapa do aprendizado da língua e agora inicia-se o processo de elaborarmos alguns projetos a serem implantados na comunidade. Temos alguns sonhos e temos buscado a orientação de Deus para nos mostrar quais as ferramentas, lugares e estratégias apropriados em nosso serviço.  Para isto, um outro grande desafio que temos enfrentado é a respeito da educação de nossos filhos.  

As possibilidades de projetos no interior implicam a condição de termos professores disponíveis a estarem conosco para ensinar nossas crianças enquanto trabalhamos.

Também é possível permanecermos aqui em Antananarivo, porém ainda assim, mesmo uma das consideradas melhores escolas que trabalha com um currículo americano (onde nossos filhos estudam), demonstra limitações básicas em estrutura e capacitação dos professores. Assim, temos percebido, caso não haja mudanças, que em breve João Pedro e Asafe já não terão acesso há uma educação suficiente, ainda que na capital do país. Diante disto, solicitamos suas orações com relação a educação de nossos filhos para que Deus nos mostre direções também neste aspecto.

Falando em educação, ainda para este mês estamos preparando, junto a uma professora escocesa que está conosco por curto prazo, um treinamento aos professores da escola de nossos filhos – MCA (Christian Mission Academy). Estaremos abordando temas como desenvolvimento infantil, disciplina, plano de aula e gerenciamento de classe. Nosso objetivo é primeiramente trazer aos professores uma visão de um Deus amoroso e que se importa com necessidades individuais de cada criança. Na cultura malgaxe o evangelho tem sido propagado com a visão de um Deus que prospera os bons e está sempre pronto a punir cada pecado. Em geral, são fatalistas e tem dificuldades em compreender a paternidade e misericórdia de Deus, o que tem afetado claramente a maneira com que ensinam os alunos.  Queridos orem para que este treinamento possa ser algo efetivo e impactante na vida de professores e alunos.

Continuamente agradecidos pela vida de nossos parceiros, louvando a Deus por suas orações e apoio,


Família Petrelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário