Família Petrelli

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deus abençoe a África - Por Lanny Aresen – Diretor Internacional da MIAF


Todas as vezes em que falamos sobre África a primeira impressão que vem a mente das pessoas são as imagens de guerra, pobreza, fome, guerra, AIDS e uma outra boa porção de situações de tristeza e desespero. É possível que você mesmo tenha visto ao longo de sua vida reportagens, fotos e uma série de outras informações que demonstram a realiadade Africana sendo assim, uma realidade dura, triste e muitas vezes aparentemente sem solução.
Esse é um quadro muito triste para nós. Tão pesado para nossos corações como missionários que nos perguntamos às vezes: “O que está errado?”.
Será que o evangelho é tão fraco que não pode mudar a sociedade africana?
Será que nossa pregação sobre a verdade do evangelho é tão sem poder? Será que tudo que pregamos é somente para o céu e não para a terra, para hoje?
Nós temos um sonho! Nós temos um sonho como MIAF a cerca da África. Um dos maiores homens da história das lutas raciais nos Estados Unidos, Dr. Martin Luther King, ficou famoso em suas pregações por uma frase – Eu tenho um sonho - Nosso sonho é maior do que o sonho de Martin Luther King. Nós sonhamos que a África será transformada e que as pessoas quando pensarem sobre a África verão a África como um fonte inesgotável de bênçãos para o mundo.
Será que isso é possível? Nosso Deus é grande suficiente para fazer isso?
Deus tem colocado um amor profundo em meu coração pela África, meu ministério tem servido missionários que trabalham no continente Africano, eu tenho ido a África anualmente e tenho ficado maravilhado em ver as pessoas, ver como elas se relacionam com Deus. E ver seus olhos brilharem ao falar da transformação que o evangelho tem gerado em suas vidas.
Mas meu coração se entristece quando ouço as pessoas só falando a cerca de coisas ruins da África. E eu sei que o coração de Deus também e entristece em ver as pessoas falando somente sobre as desgraças da África.
Mas eu quero hoje compartilhar algo importante com você, quero te dizer algo importante:Há Esperança! Embora as notícias raramente mostrem coisas boas, eu gostaria de te dizer que Deus está vivo na África e a sua igreja também está viva na África.
Phillip Jenkins, um professor de História da Religião da universidade de Penn State (US) disse: Nós estamos vivendo um tempo de grande transformação na história da religião mundial. Durante o último século o centro gravitacional do cristianismo mudou radicalmente do Norte para o Sul, especificamente para África e América Latina. As maiores comunidades cristãs hoje podem ser encontradas hoje não mais no norte (EUA e Europa) mais sim na África e países da América Latina. Muito em breve os dois principais centros do Cristianismo serão esses dois continentes.
O crescimento da igreja na África em termos de números é fenomenal. Os mais recentes estudos publicados por boletins internacionais de pesquisas missionárias estimam que haja hoje mais de 417 milhões de cristãos na África. A um século atrás nós tínhamos 4 muçulmanos para 1 cristão. Hoje os cristãos representam cerca de 46% de toda população do continente. Em alguns países a porcentagem de pessoas que se dizem cristãs é superior a 85%. Esse número de 417 milhões de cristãos já é superior aos 412 milhões de muçulmanos presentes em todo continente.
A África hoje mais de 18.000 missionários africanos servindo fora de seus países como missionários transculturais Muitos deles estão servindo como evangelistas em outros países da África e até mesmo da Europa e EUA.
David Barrett diz em sua pesquisa que em 1970 havia cerca de 247.000 igrejas cristãs na África e que esse número hoje cresceu para cerca de 552.000 congregações.
Por que então nós ainda ouvimos tanto cerca da fome, do crescimento do Islamismo. Será que a transformação não deveria seguir estes números extraordinários? Ou será que Deus só está interessado em gerar salvação celestial enquanto a vida aqui na terra sai do seu controle?
Eu quero novamente te dizer que Deus está vivo na África. Sua igreja está viva. A África tem sido transformada. E Deus está fazendo do seu jeito. ….. Você deve se lembra da história de Elias (I reis 19) quando está fugindo de Jezabel e se esconde nas montanhas e clama por Deus. Deus manda um vento, mas ele não está no vento. Depois Deus manda um terremoto, mas Deus também não está no terremoto, fogo, mas Deus não está no fogo. Mas de repente vem uma voz tranqüila, calma e é ai que Deus fala com Elias. Hoje também é assim, Deus está trabalhando do seu jeito de uma forma tranqüila e calma.
Deus continua falando hoje e agindo, mas do seu jeito, ele age através da cruz. Ele está trabalhando entre aqueles que suportam muitas lutas e ainda continuam crendo que Deus está lá, entre aqueles que sabem que Deus tem um amor profundo por eles e por isso continuam depositando sua fé Nele para o suprimento diário de suas vidas mesmo tendo muitas vezes razões imensas para duvidar. Este é o jeito de Deus.
 Deus está trabalhando. Ele está transformando a África – uma pessoa de cada vez – Nós estamos envolvidos como missionários e igreja missionária num grande e maravilhoso trabalho juntos com o Senhor de toda criação. E se nós hoje assumirmos um compromisso de continuarmos fiéis, nós veremos a África ser transformada.
Deus abençoe a África, guarde seus filhos, guie seus líderes e lhes de a paz, por Jesus, AMEM.


fonte: www.miaf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário